QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

28 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA E. M. MARIA GRACIETTE


Os alunos do 5º A da E.M. Profª Maria Graciette Dias, junto com a professora Marlene Carraro, desenvolveram o Projeto “Jogos Olímpicos / 2012”, sob a orientação coordenadora de Informática Educacional Teka Pitta. 

O projeto envolveu pesquisas na Internet sobre as modalidades dos jogos, a construção, pelos alunos do que pesquisaram, criando Powerpoints nas aulas de informática e o produto final foi a apresentação na lousa digital para todos os alunos, diretora, assessora pedagógica e ainda a fotógrafa Josy, que foi conferir a apresentação. Os alunos levaram também roupas e materiais esportivos utilizados nas modalidades, para que pudessem explicar melhor para todos os presentes.

Foi muito bom, os alunos se prepararam bem para a apresentação e demonstraram que sabiam o que estava apresentando, isto significou que a pesquisa foi bem feita.

Parabéns aos alunos pelo empenho e participação.

A professora Marlene falou que irão apresentar para todos os alunos da escola, na próxima semana.












Teka Pitta

25 de outubro de 2012


DESTAQUE : PROJETO DESENVOLVIDO
 por   Professora Sara Rufino
 
" LEITURA POR TODOS OS SENTIDOS "
 
O Projeto foi elaborado para demonstrar através de ações, que  todos podemos  contribuir  para que a inclusão seja uma realidade. Neste sentido os alunos passaram a estudar o sistema braille e linguagem de sinais para entenderem esta forma de comunicação e ao mesmo tempo passar a respeitar as diferenças.

Assim, através da Poesia, ilustração de textos, transformação de textos escritos em código de sinais (como demonstração de entendimento real), brincadeiras (corre cotia), entrevistas com pessoas da área e outras ações , a professora conseguiu  alcançar seu objetivo, levar a leitura e escrita ao aluno de forma significativa.
 

 
    DESTAQUE :

EXPOSIÇÃO DE OBRAS : " BENEDICTO CALIXTO"


       Um dos maiores nomes da pintura brasileira que marcou o século 20, Benedito Calixto, está sendo homenageado até o dia 31 deste mês na exposição promovida na sala de leitura ‘Harry Forssell’. O espaço fica aberto das 8 às 17 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.





      O ambiente reservado para a leitura está abrigando um acervo que reúne biografia, obras, livros e fotos do artista. Na mostra, o público conhecerá um pouco da trajetória do pintor que nasceu em 14 de outubro de 1853, na cidade de Itanhaém.



     “Além de proporcionar livros dos mais diversos autores com aproximadamente 400 exemplares, a sala de leitura oferece diferentes exposições. As pessoas vão encontrar pinturas que retratam nossas praias e paisagens litorâneas”, conta a responsável pela sala de leitura, Isabel Christina Gigante de Ponte.


      Venha conferir !
     
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br



2 de outubro de 2012


FOTONOVELA  EM  POWER  POINT  NO LABORATÓRIO

A Professora Luana Bortolotti, (Educação Artística), está utilizando o laboratório com  os alunos das oitavas  para que montem slides em Power Point sobre Fotonovela, cada grupo escolhe um tema e desenvolve seu trabalho.
Aulas bem planejadas acontecem melhor a Articulação entre a teoria e a prática no laboratório de informática; - Sistematização das atividades com o tempo;
Flexibilidade frente a situações imprevistas  e  Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes; são alguns dos elementos fundamentais para que uma aula no laboratório ocorra de forma que os alunos aproveitem o conteúdo e a ferramenta tecnológica , no caso o computador.

Aula na E. M. Filomena

A professora Rose, do 4º A, trabalha com a produção de resenhas. Os alunos leem os livros e depois fazem a indicação, primeiramente escrita e depois vão à sala de informática para digitarem seus textos. 
Hoje presenciei uma destas aulas e achei muito interessante, inclusive porque os alunos entraram no blog da escritora do livro que tinham acabado de ler, podendo assim conhecer melhor a mesma e deixar um recado para ela.
 (Teka Pitta)

A aluna Lívia trouxe para a sala um livro, do gênero de contos de Assombração, para que a professora lesse para a turma.

 "No início assustou um pouco o tamanho do livro", diz a professora, mas foi decidido que seria lido um, ou dois, capítulos por dia. Ainda segundo a professora, os alunos adoraram e ficavam na expectativa sobre os próximos acontecimentos.
Após a leitura os alunos produziram resenhas, pois faz parte do projeto que estão desenvolvendo em sala.
A professora fez um "roteiro" para que os alunos pudessem fazer estas resenhas, veja abaixo:
* identifique: obra, autor e editora;
* apresente a obra descrevendo em poucas linhas o conteúdo do texto;
* descreva o conteúdo do texto claramente ( de 3 a 5 parágrafos);
* análise crítica: dê sua opinião argumentando a mensagem que o autor quis passar;
* recomende a obra: para quem o texto é útil, adequado;
* identifique o autor, vida e obras;
* assine e identifique-se.



Leiam a resenha feita pela aluna Lívia que fez a indicação para os colegas de sua classe.

Essa obra fala de duas moças, Bianca e Analice, elas vão para o porão e fazem uma experiência sobrenatural.

Essa experiência acaba levando Analice numa ventania inesperada, certamente por causa do estranho jogo.

A polícia vem à casa de Bianca porque eles pensam se tratar de um seqüestro, mas Bianca bate o pé porque a amiga foi raptada por monstros, mas ninguém acredita nela.

Sendo assim, Bianca pede pistas para os elementos do ar, como Rafael, o chefe dos anjos, principalmente de Zacariel, que acaba sendo guia de Bianca, mas ele não fica muito confortável nessa missão;

No mundo das fadas Bianca e Zac, que é como a moça o chama, passam por muitas aventuras, enrascadas, momentos de alegria e tristeza, mas o amor dos dois demonstra o tempo todo...  O que será que vai acontecer? Só lendo você irá saber.

A autora passou que a maioria do s problemas consegue-se vencer com o amor.

O texto é pra todas as idades que gostam de um mistério, ironia e aventura.

A autora é jornalista, palestrante, escritora e “bruxa”, mas não se queima na igreja, adora doce de festa de criança e ela já vendeu mais de um milhão  exemplares em menos de uma década.

Sou Lívia A. Ramos, tenho 8 anos e estudo na Escola Filomena.

Um bater de asas para vocês!