QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

20 de março de 2012

TRABALHANDO A PRÁTICA EM PROJETOS, uma experiência singular


Assisti a aula da Prof. Kate do 4º A, que deu segmento a seu Projeto de Folclore, mas só que desta vez ela vai usar como Pano de fundo a Informática. O passo a passo de suas aulas inclui na primeira etapa, uma boa explanação sobre o folclore, seus mitos e lendas e dentro do laboratório os alunos fazem desenhos relacionados às lendas.

O Lobisomem, Curupira e Mula sem cabeça vão sendo desenhados no programa “TUX PAINT”, muitas cores e criatividade, compondo cenários admiráveis. (Este programa já possui alguns cenários prontos e então a criança escolhe um cenário e encaixa ao seu tema e vai recriando a imagem. O resultado final é surpreendente!!!!

Na próxima fase os alunos vão para o “BR Office.org Writer” digitar os textos vistos em sala. As duplas escolherão quais textos e farão um resumo.
Por Magda Rossmann, Coordenadora pedagógica de Informática Educacional

14 de março de 2012

TICs, telefones celulares e a escolassaura

A escola é, talvez, a instituição mais jurássica de todos os tempos (por que vivo repetindo isso?). Embora ela tenha o compromisso de educar a geração atual para um mundo futurista que nem nasceu ainda, e nem sabemos como será, ela mesma ainda vive na pré-história em diversos sentidos e não tem o menor desejo de “evoluir”, pelo menos o suficiente para chegar perto dos tempos atuais. Mas antes de concordar com isso, pense bem, caro leitor amigo: a escola não se encerra nos limites de seus próprios muros, ela se estende por toda a sociedade, e você, caríssimo leitor, também é responsável por essa escola jurássica e suas idiossincrasias.

Enquanto escrevo esse artigo, tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2806/2011. Esse projeto é uma “extensão” de um projeto anterior que proibia o uso de telefones celulares em todo o país e, agora, “modernizado”, o projeto prevê a proibição de qualquer aparelho eletrônico portátil em todas as escolas e em todos os níveis de ensino, do infantil ao superior.

No Estado de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro, no Ceará e em Rondônia (e talvez também em outros estados e municípios, pois as más idéias se espalham rápido) já há leis específicas proibindo o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos pelos alunos.

Ao invés de entrar em uma polêmica tola sobre “se devemos permitir ou proibir o uso de celulares, games e outros brinquedinhos eletrônicos em sala de aula”, eu lhes pergunto algo bastante simples e objetivo: em que momento algum professor, alguma escola, algum pai de aluno ou algum governo defendeu ou defenderá que os alunos devam ir à escola apenas para jogar videogame, assistir vídeos no Youtube, bater papo no MSN ou fotografar o professor tirando caca do nariz para depois publicar no seu fotolog?

A mim, e espero que a você também, parece evidente que a escola não é apropriada para esse tipo de “diversão”, assim como não esperamos o mesmo comportamento em uma missa ou em um enterro (olha, eu juro que tentei comparar com outras situações, mas a escola está mais para missa e enterro do que para festa de casamento).

Por outro lado, faça um esforço e tente se lembrar de sua infância… Agora pense: se quando você era criança e estava na escola você tivesse um telefone celular onde pudesse jogar videogame, fazer filmes sacanas do professor ou dos colegas, trocar mensagens e fofocas instantâneas, ouvir música, etc., etc., será que você não o faria?

Eu não posso responder por você, mas posso responder por mim mesmo. Eu faria sim, às vezes. E sei que seria punido por fazê-lo (mas mesmo assim faria!). Hoje eu não faço mais, mas hoje eu sou adulto e, como agravante, sou professor, tenho sempre que dar exemplo de “bom comportamento” e, a bem da verdade, de qualquer forma essas coisas já não me interessam mais.

Pois bem, o mundo mudou, a tecnologia se espalhou por todas as partes, as possibilidades são imensas mas, mas, mas… As crianças e adolescentes de hoje continuam sendo crianças e adolescentes como nós mesmos fomos um dia! A tecnologia só lhes fornece novos meios de fazerem suas traquinagens, e eles as farão até que se tornem adultos e, talvez, acabem como pessoas “xaropes” como eu e você.

Alguns adultos parecem que se esqueceram que já foram crianças e agora não entendem mais nada sobre a infância e a adolescência. Esses adultos acreditam que publicando leis poderão mudar a estrutura neurológica, os hormônios e a psicologia das crianças e dos adolescentes. Isso é tão ridículo que parece traquinagem de adolescente que possui um brinquedinho novo de “assinar leis”.

Fato: mais da metade das crianças entre 7 e 9 anos de idade possui um telefone celular. Quase metade dessas crianças não recebe nenhuma orientação de uso desse brinquedinho tecnológico por parte de seus pais ou de seus professores!

Pergunta: se crianças e adolescentes possuem celulares (que ganham dos pais!) e não possuem orientação alguma, nem da família nem da escola, sobre como utilizá-los em diversos ambientes e situações e, além de tudo, são crianças e adolescentes e não adultos xaropes, como se pode esperar deles que não levem seus brinquedinhos à escola e, estando lá, não brinquem com eles?

Em outro artigo publicado nesse blog, Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), eu já tratei de diversas possibilidades de fazer um uso adequado desses aparelhinhos em sala de aula, então agora só quero compartilhar algumas experiências que talvez possam ser úteis para que professores possam conviver melhor com esses “monstrinhos divertidos” ao invés de apostarem em leis caducas que não serão cumpridas e entrarão para a história como a lei de Jânio Quadros que proibia o uso do biquini nos concursos de miss (pode rir agora, mas à época também havia polêmica e defensores da proibição).

Leia o texto na íntegra em:

fonte: http://professordigital.wordpress.com/2012/01/30/tics-telefones-celulares-e-a-escolassaura/

retirado do blog no dia 14 de março de 2012

9 de março de 2012

CONHECENDO EXPOENTE - CURITIBA

Nossa equipe foi conhecer o Expoente, em Curitiba. Além de sermos muito bem recebidas, pudemos conhecer a escola, que funciona como um laboratório para que a equipe pedagógica do grupo Expoente possa verificar toda a estrutura que é oferecida as outras escolas, tanto particulares como dos municípios.

A estrutura física do Expoente é moderna e com muitas opções de aulas para seus alunos, possuem laboratórios de informática, de robótica, sala de judô, sapateado, música e um ginásio poliesportivo. Conta com modernas lousas, tanto interativa como quadros brancos e o espaço de lazer é muito bom.

Após a visita à escola fomos ao departamento administrativo da empresa, onde nos aprofundamos no portal, que é oferecido, juntamente com o material didático. Este portal, http://www.escolainterativa.com.br, auxilia os professores no complemento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Existem vários canais de acesso, em que o professor juntamente com os alunos complementa de forma

mais interativa as suas aulas, tornando-as mais interessantes. Outro canal, é o que permite que os professores que utilizam o material didático do Expoente, possam enviar aulas e projetos, fazendo com que haja uma troca de experiências entre profissionais da educação, que tenham este tipo acesso, tendo em vista que, este material está sendo utilizado por mais de 80 municípios e outras escolas particulares por todo Brasil.

Fica aqui, o agradecimento da equipe, a todos aqueles que nos recepcionaram tão bem, especialmente ao João Eduardo, que nos mostrou além do Expoente, a cidade de Curitiba e suas histórias; a Lucineia, pelo suporte pedagógico, pela companhia e por divulgar e tecer elogios positivos do trabalho que é realizado em nosso município na área da Educação e a Claudia que nos deu a oportunidade de explorar mais o portal e nos sentirmos aptas e seguras para transmitir esses conhecimentos à nossos professores.

2 de março de 2012

Equipe da Informática Educacional participa de curso de capacitação em Curitiba

Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br


A equipe da Informática Educacional de Itanhaém viaja na próxima segunda-feira (5) rumo a Curitiba, no Paraná, para participar de um treinamento para manusear ferramentas e aplicativos existentes no portal Escola Interativa do Expoente. A intenção é integrar o uso do portal no cotidiano de pais, docentes e alunos da Rede Municipal de Ensino, já que a Cidade utiliza apostilas desta empresa em suas escolas.

O conteúdo dará suporte pedagógico aos professores durante as aulas e auxiliará o estudante na busca de vídeos e livros sugeridos pelo educador em sala. Os pais também terão acesso ao conteúdo do Expoente.

O portal disponibiliza atividades interativas com jogos educativos, vídeos, sinopse de livros literários e didáticos. O procedimento de manuseio será repassado à escola com usuário e senha de acesso.

“A equipe estará na sede do Expoente a fim de explorar os recursos do portal Escola Interativa, que oferecerá uma rica fonte de conhecimento para os alunos, além de contribuir na prática pedagógica dos professores”, explica a integrante da Informática Educacional, Soraya Rodrigues Sales.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL NOS HTPC

Nesta semana, nossa equipe participou de alguns HTPC, com intuito de reforçar a importância da Inclusão Digital e também auxiliar os professores no planejamento de suas aulas.
Na Escola Municipal Maria Graciette, conversamos as professoras da Educação Infantil. Sempre lembrando que em um primeiro momento, os alunos menores têm que ter autonomia e coordenação motora com o mouse.
Na Escola Municipal Leonor II, o encontro foi com os professores de 6º ano e 6ª série. Os momentos de pesquisa, intereção e descobertas com esta turminha é muito importante.
Na Escola Municipal Filomena Dias Apelian, conversamos com as professoras de Educação Infantil e Fundamental I.
Em todas tentamos deixar claro que as aulas preparadas para serem dadas na sala de informática fazem com que os alunos tenham contato com as TICs e possam, cada vez mais, criar habilidades e competências que lhe serão muito úteis hoje e no futuro.

Agradecemos o carinho com que recebem a Informática Educacional nas escolas.















Fotos: E. M. Filomena