QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

30 de setembro de 2011

A tecnologia precisa estar presente na sala de aula

Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas


08/02/2011 11:18
Texto Elisângela Fernandes


Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica.

Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.

N. E. O uso da TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida: Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.


Leiam o restante da reportagem no endereço: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml#

26 de setembro de 2011

Quem aprende a gostar de ler sabe escrever a própria história.

O Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade para todos. E investe cada vez mais na qualidade da educação.

A Coleção Itaú de Livros Infantis foi criada pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação do Brasil.
A educação muda o Brasil.
E o Itaú participa dessa mudança com você.

Acessem o site e veja como participar e ganhar uma coleção de livros.
http://www.itau.com.br/itaucrianca

22 de setembro de 2011

Informática Educacional Participando dos CAIs




Nossa equipe participou de alguns CAIs, com a finalidade de saber como está o andamento das escolas, conhecer mais de perto a realidade de cada uma, e também aprender com os professores cada vez mais. Outro objetivo também foi colher informações sobre o trabalho realizado com os terceiros anos, para que possamos auxiliar mais esta série na utilização das tecnologias.

Queremos parabenizar todos os professores pelo trabalho realizado, vimos muitos avanços, muita dedicação e carinho com os alunos.

Agradecemos a acolhida que tivemos por parte da Equipe Gestora e dos professores destas escolas, não podendo deixar de agradecer também as assessoras do departamento de Educação.












Aula Na E. M. Harry Forssell


No dia 19 de setembro estive visitando a escola e pude observar uma aula muito interessante. O professor Diego, de Educação Física, estava com os alunos da 8ª A, na sala de informática trabalhando com o jogo de xadrez. Os alunos estavam empolgados e muito concentrados no jogo. Primeiramente o professor entregou aos alunos uma folha, com as instruções e funções de cada peça, depois deixou que eles explorassem o mesmo, sempre auxiliando no que fosse necessário. O jogo está disponível no computador, pois faz parte do Windows: "Chess Titans".


Este trabalho está sendo realizado com todas as turmas, de 5ª a 8ª séries.


Educadora Digital Maria Angelica Pitta

14 de setembro de 2011

4º Encontro do curso: Recursos da Tecnologia Educacional

No dia de ontem, as professoras "conheceram" o recurso do Paint, como ferramenta de trabalho na sala de informática. Além de terem tidos ideais para utilizar este recurso com os seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, elas colocaram a "mão na massa" e fizeram trabalhos de releitura de obra de arte. Também viram a possibilidade de criar atividades, entre outras utilizações do Paint. A aula foi bem gostosa.
Após estas atividades, que não queriam parar de fazer, fomos conhecer um pouco dos blogs das escolas municipais.
Como atividade à distância, terão que analisar 2 blogs e fazer um comentário.





9 de setembro de 2011

Avanço comprovado

A melhoria do aprendizado entre os integrantes do projeto Aprendendo com Tecnologia em José de Freitas (PI) refletiu-se no Ideb, mas foi atestada também por estudo da Fundação Carlos Chagas, que avaliou o desempenho de 1375 daqueles estudantes, o equivalente a 70% do total.

Após sete meses, em média, de uso da metodologia, entre o começo e o final de 2009, os alunos obtiveram ganho geral de 5,97 pontos em comparação com prova aplicada antes do início do projeto. Nas turmas do segundo e do terceiro anos o avanço foi maior – 7,2 e 12 pontos, respectivamente –, caindo para 2,3 pontos no quarto e no quinto anos.





VEJA REPORTAGEM COMPLETA NO SITE DA REVISTA "AREDE".





http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/182-edicao-no-72-agosto2011/4545-na-escola

5 de setembro de 2011

E. M. José Teixeira Rosas

Os alunos da 8ª série da escola, com apoio do professor Eduardo, de Língua Portuguesa, elaboraram um Boletim Informativo e um TV Boletim. Os alunos fizeram pesquisas de assuntos variados, de interesse de cada grupo, fizeram os textos e utilizando do Publisher elaboraram o boletim escrito. Em outro momento eles fizeram uma filmagem com as reportagens escritas, transformando-as em um programa de televisão. Foi um trabalho muito rico, ficou uma delícia de assitir ao filme ou mesmo ler o Boletim.
Parabéns aos alunos, professor e gestores da escola, que apoiaram este trabalho.

2 de setembro de 2011

DICAS DE SITES EDUCACIONAIS

Mais uma dica para que os professores possam utilizar o conteúdo de sala de aula na sala de informática. Lembrando que antes da aula os professores devem verificar se o que o site, ou o jogo, estará trabalhando vem de encontro às necessidades dos alunos. Não devemos entrar na sala de informática e dar jogos sem nenhum critério.

http://matematicaoitava.blogspot.com/

1 de setembro de 2011

2º Encontro do Curso: Recursos de Tecnologia Educacional

No dia 30 de agosto aconteceu o segundo encontro. Neste dia pudemos observar melhor os softwares apresentados no encontro anterior, de Matemática, e conhecemos a Mesa Educacional Alfabeto. Esta mesa tem ótimos recursos para a alfabetização. Podendo ser utilizada por alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
Ainda vimos algumas atividades que foram enviadas pelas cursistas. Veja agora as sugestões das professoras.

Marli Moraes:

Aula com jogos de matemática


Conteúdo: Matemática com cores (Pré l)
Objetivo: Conhecimento das cores
Desenvolvimento: Em um lugar espaçoso, de preferência o pátio da escola colocar no chão, cartões grandes (tamanho de cartolina), com cores variadas, dois de cada cor, aproximadamente 10 cartões. Cores: azul, vermelho, amarelo, branco, preto (depois dá para colocar mais cores). Amarrar no pulso de cada dois participantes, pulseirinhas de crepon com as mesmas cores. Brincam 12 duplas. As duplas deverão ao toque do professor, que falará a cor, se juntarem, pois estarão todos espalhados, em cima do cartão que tiver a mesma cor da sua pulseirinha. Sobrará uma dupla, que sairá, até que fique uma única dupla (tipo dança da cadeira). A brincadeira deverá repetir-se até que todos brinquem. Pode mudar o líder, em vez de ser o professor, um aluno poderá falar a cor. Depois irão para a sala de informática para brincar com o jogo da memória de cores. Pode mudar o líder, em vez de ser o professor, um aluno poderá falar a cor.
Avaliação: Será na própria sala de informática no joguinho da memória, ver se eles reconhecem as cores.


Edvânia Xavier:


TRABALHANDO COM AS CORES


CONTEÚDO:Conhecendo as cores primárias
Classificação.
OBJETIVOS
* Desenvolver a memória visual.
* Desenvolver a atenção e concentração.
* Ientificar e nomear as cores.
* Desenvolver a percepção visual e auditiva.
* Respeitar as regras do jogo.
* Oportunizar a socialização e o trabalho em grupo.


DESENVOLVIMENTO
Em sala da aula fazer a leitura do livro as cores.
Em seguida solicitar que as crianças identifiquem na sala as cores que a professora irá falar ( objetos em sala de aula).
Utilizando também as peças de encaixe , trabalhando com as cores no concreto.
No pátio realizar a dança das cores ( uma variação da dança da cadeira), utilizando pedaços de EVA coloridos espalhar pelo pátio e ao comando da professora subir em cima da cor solicitada, ir tirando as bases coloridas até restar apenas um aluno.
Encerrar as atividades com cores na sala de informática utilizando o software cores e formas.
Utilizando com estratégia uma competição entre os grupos
( ganha quem terminar em menor tempo).


AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação dos alunos e sua participação nas atividades propostas.


Darci:


PLANO DE AULA - FORMAS GEOMÉTRICAS – MATEMÁTICA


EDUCAÇAÕ INFANTIL - PRÉ I –


OBJETIVOS: APÓS ESTA AULA AS CRIANÇAS DEVERÃO SER CAPAZES DE IDENTIFICAR DENTRE OS DIVERSOS OBJETOS E EQUIPAMENTOS EXISTENTES EM SALA DE AULA AS FIGURAS GEOMÉTRICAS TRABALHADAS, SEPARANDO-AS POR GRUPOS AFINS CONFORME ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA.


CONHECIMENTOS ANTERIORES: É NECESSÁRIO QUE AS CRIANÇAS TENHAM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE FIGURAS GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE:


- AMOSTRAS DE FORMAS GEOMÉTRICAS;
-DESENHOS;
-COLAGENS;
-JOGOS DE CIRCUITOS;
-BRINCADEIRAS DIVERSAS;
-OBSERVAÇÃO;
-VÍDEOS;
-JOGOS DE ENCAIXE, DENTRE OUTROS;


DESENVOLVIMENTO:
-RODA DE CONVERSAS: RELEMBRAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E ESCLARECER AS ATIVIDADES SEGUINTES;
- DIVIDIR A SALA EM DOIS GRUPOS OU MAIS E PROPOR UMA CAÇA AO TESOURO;
- AS CRIANÇAS DEVERÃO LOCALIZAR DENTRO DA SALA DE AULA OBJETOS QUE LEMBREM AS FORMAS GEOMÉTRICAS;
-CADA GRUPO DEVERÁ SE CONCENTRAR EM UMA FORMA GEOMÉTRICA;
-VENCERÁ A EQUIPE QUE CONSEGUIR IDENTIFICAR MAIS OBJETOS EM UM DETERMINADO ESPAÇO DE TEMPO (O PROFESSOR DEVERÁ PROPORCIONAR ÀS EQUIPES CHANCES IGUAIS PARA ENCONTRAR O MESMO NÚMERO DE OBJETOS);
-DICUTIR COM AS CRIANÇAS OS CRITÉRIOS QUE FORAM USADOS DURANTE AS ESCOLHAS DOS OBJETOS QUESTIONANDO SUAS ESCOLHAS;
-FAZER CONTAGEM DOS OBJETOS;


-FINALIZAR A ATIVIDADE COM O SOFTWARE SOBRE CORES E FORMAS.


AVALIAÇÃO: SERÁ CONTÍNUA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO
DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES.