QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

30 de julho de 2010


PORTAL DO EXPOENTE: PROFESSOR FAÇA SEU CADASTRO!


26 de julho de 2010

Ferramentas Sociais na Educação




A velocidade com a qual os recursos tecnológicos vêm progredindo nos dias atuais é bastante intensa e, muitas vezes, até assustadora. Quando estamos começando a nos adaptar com algum novo equipamento ou programa, mal piscamos os olhos e pronto, lá vem uma outra novidade cada vez mais aperfeiçoada e com muito mais recursos.
Tal situação tem sido constante, mas ao invés da sociedade abrir os olhos para essa realidade, tem ocorrido o contrário, pouquíssimas pessoas têm dado a devida atenção para as tecnologias da informação e comunicação (TIC´s), principalmente na área educacional, onde estas, quando bem aproveitadas, podem transformar a prática pedagógica de qualquer educador.
Embora a instância educacional, na sua grande maioria, não tenha percebido esse potencial transformador que são as TIC´s, conforme já destacado no parágrafo anterior, existe uma minoria que já percebeu e está fazendo a diferença em suas salas de aulas, enriquecendo diariamente a relação professor-aluno.
Mesmo que ainda tímidas essas experiências com o uso das TIC´s, aqui no Brasil, têm sido riquíssimas e também têm apresentado resultados surpreendentes. Como um grande exemplo disso podemos citar o projeto desenvolvido pela educadora gaúcha, Marli Fiorentino, que se apropriou da ferramenta blog¹ , uma das ferramentas sociais da Web 2.0² para inovar sua prática pedagógica junto aos alunos. Tal experiência, não somente qualificou a didática da educadora, mas principalmente, permitiu com que seus alunos participassem de um processo colaborativo bastante intenso onde, a todo o momento, não somente aprendiam, mas também ensinavam, fortalecendo o discurso de Freire em Pedagogia da Autonomia, quando enfatiza que o verdadeiro ato educativo é aquele onde aprendem educador e educando.
A experiência vivenciada por Marli e seus alunos é uma prova concreta de que a educação pode e deve usufruir das ferramentas sociais em seus ambientes de aprendizagem. O blog, ferramenta utilizada pela educadora, é apenas uma de uma série de ferramentas que podem ser aproveitadas pelo educador no intuito de não somente modernizar, mas qualificar e melhorar muito o trabalho que desenvolve com seus alunos.
Sabemos que o novo em muitos momentos pode parecer assustador, mas não significa que somos incapazes de lhe darmos com ele.
Por isso, deixe um pouco os temores de lado e ouse mais se não quiser ficar para trás nesse mundo tão globalizado, tecnologicamente falando.
Ao final, com certeza, todos sairão ganhando, principalmente, professor e aluno.

¹ O blog desenvolvido pela educadora Marli Fiorentino e seus alunos chama-se “Vidas Secas - da ficção à realidade”. Para conhecer melhor a experiência é só acessar o link - http://vidassecascolbachini.zip.net/.

² Web 2.0 – Segundo Daniela Bertocchi, jornalista, mestre em Ciberjornalismo pela Universidade do Minho, não existe um consenso sobre a web 2.0. Mas, o discurso mais comum é que trata-se do processo revolucionário da internet, onde seus usuários passam a usufruir mais do poder de participação e criação que rede proporciona.


Fonte: Juliana Alves - Pedagoga

22 de julho de 2010

Programa Intel Educar

Há dez anos, o Programa Intel® Educar, com seus cursos presenciais e OnLine, certifica professores , habilitando-os para usar o computador de maneira mais efetiva; integrando a tecnologia em sala de aula, promovendo a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração. Hoje, o programa já certificou mais de 5 milhões de professores em mais de 40 países, e quer estender esse número para 13 milhões de professores até o ano de 2011, como um dos compromissos da Intel em apoiar as iniciativas para melhorar a qualidade da Educação no mundo.

Gerenciado pela Intel e contando com o apoio da Fundação Bradesco e do SENAI para a realização dos cursos para os professores do ensino básico e na distribuição gratuita do material curricular, o Programa Intel® Educar melhora a eficácia da integração e utilização da tecnologia em sala de aula. A partir de um curso básico presencial de 24 horas e outro avançado presencial ou online de 40 horas, ambos de instrução gratuita, professores e educadores desenvolvem, de forma profissional, planos de aula mais elaborados, que servirão de modelo para suas próximas aulas, pois passam a:

* Elaborar questões essenciais que estimulam a pesquisa em sala de aula
* Utilizar computadores e a Internet como instrumentos de pesquisa e comunicação
* Criar páginas na Web
* Estimular a criatividade dos alunos
* Criar instrumentos de avaliação para alinhamento das aulas aos padrões municipal, estadual e federal

Solicitação de informações:
Se você é um professor(a) do ensino fundamental e/ou médio em exercício, tem uma atitude inovadora aberta à mudança pedagógica e com interesse em aprimorar o seu desenvolvimento profissional, visite o site www.escolavirtual.org.br/prof_Intel.asp* ou envie um e-mail para o endereço eletrônico: intel.educacao@fundacaobradesco.org.br para obter mais informações sobre o programa.

2 de julho de 2010

Atividade em excesso prejudica desenvolvimento da criança ...

Educar um filho não é tarefa fácil. Pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, indica que crianças que passam muito tempo vendo TV têm dificuldades em Matemática. Outros estudos apontam que excesso de videogame é prejudicial e há os que garantem que os jogos eletrônicos auxiliam a visão. O que fazer diante de tanta informação?
Especialistas afirmam que o ideal é dosar as atividades, alternando tarefas que trabalhem os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, responsável pelo pensamento lógico, e o direito, mais criativo e sonhador.
"Para um bom desenvolvimento intelectual e social é importante mesclar atividades que estimulam os dois lados do cérebro, como jogos de lógica ou pintura", recomenda a coordenadora do curso Daniel Azulay, Vânia Januário.
Ela lembra que, enquanto desenha, por exemplo, a criança trabalha a sensibilidade, a percepção e a intuição, características que podem ser um diferencial no futuro. "Essas habilidades reforçam a autoestima, fundamental para a vida toda".
Neurologista da infância e adolescência, Marco Antônio Arruda afirma que os pais devem procurar sempre dosar a tecnologia com a criatividade. "As crianças da era digital encontram-se talvez mais aptas a se relacionar através de um teclado do que com a fala, o olhar e o toque. É importante desenvolver a linguagem não verbal, reconhecer sentimentos através da face e dos gestos, interagir com diferentes grupos sociais, aprender a escutar, expressar suas emoções e ser empática. Por outro lado, estudos indicam que as que lidam com computador têm maior concentração e melhores habilidades cognitivas".
O médico explica ainda que o cérebro é um órgão dinâmico, que deve ser esculpido. "O cérebro não nasce pronto. Precisa ser estimulado e moldado. É como uma cidade com ruas e avenidas. Se você não colocar carros para andarem nas ruas, elas se fecham. Contar histórias, por exemplo, pode parecer uma atividade meramente lúdica, mas estimula o desenvolvimento de atividades de sequenciação e organização".
O estresse libera o hormônio cortisol, que provoca a morte das células do hipocampo, área do cérebro responsável pela memória de longo prazo. Portanto, nada de cobranças excessivas.
"Criança precisa mais dos pais do que de diversas aulas extracurriculares. Talvez seja melhor jogar bola com ela, cantar, brincar, do que colocá-la em aulas. Claro que se ela quer tocar instrumento ou fazer algo específico, fará aula. Mas se for muito cobrada, pode ter transtorno de ansiedade", diz o psiquiatra Fábio Barbirato.
Matéria retirada do site : http://www.interdidatica.com.br/

1 de julho de 2010

Tome Nota ! Vamos Prestigiar ...



EJA realiza evento em comemoraçãoao encerramento do 1º semestre do ano letivo
Na ocasião, os alunos da EJA realizarão relatos e apresentações, que evidenciarão a valorização da sabedoria popular no processo de ensino e aprendizagem
Mais um semestre foi concluído com sucesso para a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Itanhaém. Para comemorar o encerramento do 1º semestre do ano letivo, os estudantes realizarão o evento ‘Tempo de Recomeçar – Através da Cultura e Saberes Brasileiros’.
Na ocasião, os alunos da EJA realizarão relatos e apresentações, que evidenciarão a valorização da sabedoria popular no processo de ensino e aprendizagem. Todos os pais, alunos e comunidade estão convidados a comparecer ao evento.
O evento acontecerá nos dias 1º e 5 de julho, às 19h40, sendo a primeira apresentação na E.M. Harry Forssell, localizada na rua Emídio de Souza, 2.688, no Jardim Oásis. Já o segundo dia de apresentações acontecerá no Anfiteatro da E.M. Noêmia Salles Padovan, situada na rua Emídio Pereira de Castro, s/nº, no Jardim Guapiranga.
Matéria retirada do site : http://www.itanhaem.sp.gov.br/

Equipe de Informática Educacional - Parabeniza a Escola Municipal José Teixeira ...



A fanfarra da Escola Municipal José Teixeira Rosas, no Rio Preto, participou neste final de semana, do III Encontro Interestadual de Bandas e Fanfarras na cidade de Ferraz de Vasconcelos, interior de São Paulo.
O grupo, comandado pelo maestro Clóvis William da Silva, conquistou a 2ª colocação na categoria Corpo Musical. A fanfarra, que contou com 30 componentes, também levou o troféu de 2ª colocação para a Baliza Natani Weller e o troféu de campeã para a categoria Mór com Jaqueline Iushema.
Clóvis, que rege o conjunto a mais de 8 anos fez questão de apresentar o resultado para a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Cilene Forssell.


Matéria retirada : Site Oficial da Prefeitura Municipal de Itanhaém




Parabéns a Direção da escola ao Maestro Clóvis e Corpo Musical !!!